07/12/2017 14:01

Quantidade de visualizações: 238

Marlenne Maria - da Redação

Secretário Adriano Fernandes falou em entrevista ao programa O Povo no Rádio da Pioneira.

O Departamento de Cultura, ligado à SEMEC realiza as oficinas ao longo de todo o ano e no final do ano, os resultados são apresentados à comunidade. A primeira apresentação inicia hoje às 19:00 no Centro Cultural, com a apresentação das oficinas de Violão. “É muito bonito ver todos lá. Ressalta-se a qualidade do trabalho dos nossos instrutores também”, destacou Adriano Fernandes, Secretário Municipal de Educação e Cultura.

Sexta-feira (08), no auditório da UNIC, oficina de Ballet “O Mundo da Dança”, sábado (09) e domingo (10) no Centro Cultural mostra de dança e no dia 15, mostra de teatro, também no Centro cultural. “São atendidos aproximadamente 5.100 alunos por ano nas nossas oficinas. Não necessariamente são alunos de escolas públicas, ou mesmo adolescentes. Temos idosos participando de nossas oficinas, mas a maioria são jovens e adolescentes. E agora, os alunos que pintaram, que aprenderam teatro ou música vão fazer suas apresentações e mostrar o fruto de seu trabalho”, disse o Secretário.

Em entrevista ao programa O Povo no Rádio da Pioneira ele adiantou uma novidade em relação ao tema. “No período das férias de janeiro, teremos oficinas extras. Ainda divulgaremos a programação, mas já está confirmado que em janeiro e fevereiro teremos oficinas para crianças e adolescentes que não viajam. É uma boa novidade, uma nova programação que a secretaria está propondo para a comunidade e acredito que dará muito certo”.

Ano letivo

Mais de 12 mil alunos são atendidos em Tangará da Serra pela rede municipal de ensino.

Na entrevista, o Secretário destacou ainda que o encerramento do ano letivo na rede municipal de ensino se dará dentro do previsto no dia 15 de dezembro, mesmo com o período de greve. “Foi um período tenso, mas nos posicionamos assim: é direito do servidor fazer a greve, mas é direito do aluno ter aula. Só que a greve durou pouco. Os professores entenderam que a briga não era com eles e recuaram. E nem todos aderiram à greve. As aulas já estão sendo repostas e vamos encerrar dentro do prazo o ano letivo”.

Ano Letivo 2018

Em 2018 as aulas iniciarão no dia 15 de fevereiro. O objetivo é ajustar ao calendário do estado. “Nosso transporte é compartilhado. Então, esta distância no início do ano letivo prejudica no final das aulas. Estamos ajustando para fazer economia com o transporte escolar, e o calendário possa caminhar junto”, explicou Adriano Fernandes.

Matrículas

O período de rematrículas na rede municipal de ensino termina hoje. Segundo Fernandes, a maioria das escolas já fez o trabalho. “Deixamos que cada escola se organize e os pais vão procurando as escolas antes do prazo. Algumas escolas têm de 800 a 1000 alunos, então precisam de mais tempo. Por isso, mesmo com o prazo oficial terminando hoje muitas antecipam a data para facilitar o atendimento. Em breve será aberto o período de novas matrículas” destacou Adriano.