06/12/2017 13:14

Quantidade de visualizações: 172

Aline Schwaab - da redação

Fotos: Aline Schwaab/ Rádio Pioneira

A Escola Técnica Estadual – Secitec de Tangará da Serra recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores durante a 45ª Sessão Ordinária realizada na tarde desta terça-feira (05).

A homenagem indicada pelo Presidente da Casa, Vereador Hélio Schwaab, é em reconhecimento pela premiação na 14ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em Outubro deste ano em Cuiabá.

O projeto “Seu Lixo Eletrônico Tem Endereço”, foi desenvolvido pelos alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI) da Escola Técnica e prevê parceria entre a Escola e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), com o objetivo de proporcionar a destinação correta destes resíduos eletrônicos, que possuem grande potencial poluidor.

O aluno Sergio Roberto Reichert que trabalhou no desenvolvimento do projeto, falou à Pioneira sobre a premiação.

Sonora Sergio Reichert

“Sem dúvida nenhuma é uma grande satisfação receber esse reconhecimento do poder legislativo, da Câmara Municipal de Tangará da Serra. Foi uma surpresa muito positiva da nossa parte receber essa premiação na 14ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi um projeto desenvolvido por todos nós do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI) da Escola Técnica Estadual, com todo o suporte da direção, da Secitec e da própria Câmara Municipal que apoiou essa iniciativa e logicamente da parceria com o SAMAE”, disse.

Sérgio Reichert explicou a proposta do projeto. “É um projeto que busca tirar todo esse lixo eletrônico, computadores, smartphones, impressoras e outros, que são materiais que possuem um alto poder cancerígeno, do aterro sanitário, desmontar, aproveitar os componentes que podem ser restaurados e repassar esse material ainda em funcionamento para as entidades e o que for inservível vamos enviar para a COOPERTAN, através do Projeto Tangará Recicla que é do SAMAE”.

O descarte pode ser realizado pela população em geral em um contêiner disponibilizado no saguão de entrada da instituição, durante os três turnos, ou seja, manhã, tarde e noite. O material inservível aceito inclui computadores, notebooks, monitores, impressoras, celulares, micro-ondas e todo e qualquer equipamento classificado exclusivamente como eletrônico.

O Diretor da Escola Técnica Estadual, Juvenil Gilbert, destacou a importância da homenagem da Câmara de Vereadores.

“A Escola Técnica Estadual se sente honrada mais uma vez em ser premiada. Esse é o segundo ano que os alunos da Escola Técnica Estadual são premiados na Feira de Ciências do Estado e é um momento importante porque todos os anos a escola tem realizado a Feira de Ciências e tem incentiva os alunos dos cursos técnicos profissionalizantes a fazer trabalhos inéditos, a buscar novas tecnologias e esse ano esse trabalho que foi agraciado na feira e agora recebe essa moção, é um trabalho muito importante porque ele visa retirar do lixo comum os materiais de informática, materiais que podem causar problemas de doença. Esse projeto vem realmente atender a comunidade de Tangará da Serra e a gente parabeniza todos os alunos e agradece a Câmara Municipal e todos os vereadores, especialmente o Presidente Hélio Schwaab por ter nos agraciado com essa moção. Com certeza é um reconhecimento do nosso trabalho”.

Prazo e retomada

O ETE/Secitec e o MSI informam que a população poderá descartar o lixo eletrônico até o final deste ano letivo, no dia 15 de dezembro, com retomada da recepção dos materiais a partir do reinício das aulas, em 2018.

​Tangará: Escola Técnica Estadual recebe moção de aplausos da Câmara de Vereadores​Tangará: Escola Técnica Estadual recebe moção de aplausos da Câmara de Vereadores