27/10/2017 07:29

Quantidade de visualizações: 275

Marlenne Maria - da Redação

A data marca a campanha outubro rosa, com realização de 100 exames de mamografia. Todas as unidades de saúde estão abertas nesta sexta-feira (27) em Tangará da Serra para realização de exames de papanicolau, visando a prevenção do câncer de colo de útero.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Itamar Martins Bonfim, serão feitos 50 exames no período da manhã e 50 exames no período da tarde. “Fizemos algumas ações já em todas as nossas unidades de saúde da família e definimos esta sexta-feira, como o Dia D do outubro Rosa. Vamos realizar 100 exames de mamografia. Estas pessoas já tiveram pré agendamento feito na sala da mulher. Estamos fazendo esforço para que no máximo em 10 dias estes resultados estejam prontos para repassar para as mulheres”, disse ele.

O atendimento para exames de prevenção do câncer de colo de útero acontece de 7 as 11 e das 13 às 17. “Pedimos apoio à UPA que atenda os casos mais graves hoje porque até os médicos estão envolvidos neste atendimento. Eles estão acompanhando as enfermeiras e enfermeiros para que todos os casos que tenham necessidade sejam já encaminhados”, destacou o Secretário.

Ele também ressaltou a importância de realizar estes exames. “São exames que podem dar um diagnóstico precoce de um possível câncer, de uma possível doença. Se constatarmos já encaminharemos aos hospitais em Cuiabá ou Cáceres para iniciarem o mais cedo possível este tratamento”.

A campanha Outubro Rosa será encerrada em Tangará da Serra na próxima segunda-feira, dia 30, às 19:00 com palestra na UNIC. “Será voltada a todos os profissionais de saúde tanto da rede pública, quanto privada. Esta programação acontece em parceria com o GAO. Quero aqui parabenizar o Grupo de Apoio Oncológico pela parceria e pelos trabalhos que vem realizando aqui em Tangará da Serra, que tem salvado vidas”.

Ainda de acordo com o Secretário Itamar, a partir da próxima semana será feita programação diária para realizar exames de mamografia.