24/10/2017 12:24

Quantidade de visualizações: 53

Rádio Pioneira com Assessoria

Segue até o dia 26, quinta-feira a XIV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). A feira realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), traz para Cuiabá os melhores projetos das escolas estaduais, conhecimento científico e o que há de mais moderno em ciência e tecnologia. A décima quarta edição da SNCTI tem como tema anual “A Matemática está em tudo”, e teve sua abertura oficial nesta manhã na Arena Pantanal.

O evento congrega as principais ações do Estado do setor. Durante os três dias acontecem a IX Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), a 8ª. Jornada Científica da Unemat, a Maratona do Programa Células Empreendedoras das Escolas Técnicas Estaduais. A expectativa é despertar o interesse pela produção e desenvolvimento científico. “A Semana é um evento tradicional para as escolas e universidades do Estado, que congrega num só evento, as mais destacadas inciativas da Ciência e Inovação. O desenvolvimento do setor, passa por todos os alunos, professores e visitantes que participam conosco”, destacou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio.

A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secitec, Lecticia Figueiredo, explica que a Semana reunirá alunos de mais de 30 municípios. “A nona Mostra congrega os melhores trabalhos das escolas estaduais de mais de trinta municípios. Reunir e incentivar a criação desses projetos é garantir que as escolas possam trabalhar a pesquisa científica como condição para explicar os fenômenos de forma lógica, coerente e consistente”, destaca Lecticia, que coordena a XIV SNCTI.

Além dos eventos paralelos, a Semana ainda oferece aos visitantes atividades como palestras, oficinas, mostras e jornadas de exposição de trabalhos e maratonas de desenvolvimento, nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, humanidades, educação, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas, serão destaque durante os três dias de evento. “Além de uma estrutura com praça de alimentação, estandes das instituições parceiras do evento, experimentos científicos com óculos de realidade virtual, impressora e caneta 3D, robótica e campeonato de games ainda teremos o famoso Robozão da Secitec”, reforça a superintendente.

Entre os destaques do evento, está a palestra “Ciência em Show”, realizada pelos cientistas que apresentam experiências nos Programas da TV (SBT/Record), além do show “E-Strings Live”, da Companhia Sinfônica. O estudante Ruan Marques Loureiro, do 3º. ano do ensino médio da Escola Estadual Dione Augusta, na Capital, já está inscrito na Mostra de trabalhos e reforça a expectativa de participar da XIV SNCTI. “A oportunidade que tivemos na escola de fazer o projeto e colocar a ideia para funcionar. Espero ver mais ideias legais para que eu possa ter aprender ainda mais”, afirmou Ruan, que quer seguir a carreira na engenharia mecânica.

O professor de física, José Ferreira Leite, explica que a partir do contato com os projetos, os alunos adquirem conceitos que geram posturas críticas no desenvolvimento e relacionar o aprendizado com a prática. “Faz parte do desafio de explicar a física e, ao trazer o cotidiano para dentro de sala, elas começam a entender todos os processos. A oportunidade que o Governo do Estado trouxe à Escola de trazer um evento assim até os alunos é algo que os mais de 300 alunos envolvidos com o projeto aqui, vão levar para a vida toda. É a primeira vez que vivenciamos esse contexto”, destacou o professor que, desde 2009 dá aulas na rede pública de ensino.

Com entrada gratuita, a XIV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (XIV SNCTI) acontecerá na Arena Pantanal (Setor Oeste – Portão B), das 8h às 22h. O evento é uma realização da Secitec e da Unemat e tem como parceiros do evento: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), EducationUSA, EduCanadá, Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Confirma a programação completa:

24/10

Local: Palco Show

08h Abertura Oficial

Local: Auditório (2º andar)

09h30 Palestra: Sequência de Fibonacci na natureza - Profº Elvis da Silva e Profº Eduardo Augusto Campos (UFMT)

14h Palestra: Descobrindo a Estatística - Doris Satie Maruyama Fontes - Conselho Regional de Estatística da 3ª região (CONRE);

15h Palestra: Freelancer “Como divulgar seu trabalho em redes sociais” – Ricardo Sanches (DUE)

16h Palestra: (FAPEMAT)

Local: Sala de Oficinas 1 (2ª andar)

09h Oficina “Pantografia para crianças”. Ministrante: Profº Maurício Oliveira (UFMT)

14h Brincando com a Estatística (UFMT)

15h Brincando com a Estatística (UFMT)

Local: Sala de Oficinas 2 (2ª andar)

09h

14h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng (UFMT)

15h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng (UFMT)

Local: Palco Show

19h30 Palestra: A matemática do empreendedorismo - Saulo Rocha

20h Apresentação “Camerata UFMT”

25/10

Local: Auditório (2º andar)

08h Palestra: Teoria dos jogos: a matemática da interação - Profº Moiseis dos Santos Cecconello (UFMT)

09h Palestra: Teoria da Resposta ao Item e Avaliações Educacionais - Profº Caio Lucidius Naberezny Azevedo (UNICAMP)

10h Palestra: Transformações da sala de aula do século XXI - Profº Marcelo de Carvalho Borba (UNESP)

14h Palestra: Magia ou Estatística? Do empirismo a modelagem estatística - Profº Lee Yun Sheng (UFMT)

15h Palestra: As perspectivas na formação de professores no cenário atual: desafios e superações (UNEMAT)

16h Palestra: O contexto da aprendizagem cooperativa no cenário nacional (UNEMAT)

Local: Sala de Oficinas 1 (2ª andar)

14h Oficina de Cubo Mágico. Departamento de Matemática (UFMT)

15h Oficina de Mata-Desmata e Resta Um. Departamento de Matemática (UFMT)

Local: Sala de Oficinas 2 (2ª andar)

09h Oficina

14h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng (UFMT)

15h Oficina de Origami. Ministrante: Profº Lee Yun Sheng (UFMT)