19/10/2017 13:42

Quantidade de visualizações: 331

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

Mais de 600 alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de educação de Tangará da Serra, participaram na manhã desta quinta-feira (19), do 4º Aulão do ENEM. O evento foi realizado no auditório da Unic de Tangará da Serra.

A iniciativa, que começou em junho no município de Alta Floresta, já contou com a participação de mais de 2 mil alunos. A aula é ministrada pelo professor Sérgio Cintra, que há anos atua na preparação dos estudantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Nós estamos percorrendo o Estado de Mato Grosso fazendo uma palestra sobre a redação no ENEM. O ENEM acontece nos próximos dias 05 e 12 de novembro, então eu falo com eles sobre a redação, especificamente sobre a redação. E orientá-los também, principalmente porque mudou a forma de corrigir a redação agora que a Fundação Vunesp quem corrige as redações do ENEM”, disse.

O professor destacou a importância desse Aulão, haja vista que normalmente as pessoas não se preparam adequadamente para a prova.

“Infelizmente o professor não tem muito tempo para correr atrás da informação e a escola regular não tem preocupação com Enem, essas coisas; ela tem preocupação em formar o cidadão. A medida que a pessoa é mais cidadã, ela tem mais acesso à informação, mas enquanto isso não ocorre, nós fazemos esse papel de falar com a moçada”.

Prof. Sérgio Cintra aproveitou para deixar algumas dicas. “Muita calma, muita tranquilidade, lembrem-se que o horário do fechamento dos portões, é o horário de Brasília e tem aluno que perde a prova porque acha que é uma hora de Mato Grosso e não é: meio dia de Mato Grosso fecham os portões. Ir mais cedo, são cinco horas e meia de prova no primeiro dia, façam primeiro a redação e depois a prova de ciências humanas e no dia 12, serão quatro horas e meia começando no mesmo horário com provas de ciências da natureza e matemática. Faltam 12 dias e não adianta desespero, continuem no mesmo ritmo e façam com tranquilidade”.

No Aulão do ENEM, o professor, que atuou 37 anos em sala de aula, utiliza uma linguagem jovem, interagindo com os alunos por meio de músicas e até mesmo de “memes”.

O Assessor Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC-MT, Prof. Saulo Scariot falou da alegria de receber os jovens no Aulão do ENEM.

“Essa é uma ação da Caravana da Transformação e a Assessoria Pedagógica de Tangará da Serra ficou responsável pela organização e o foco do Aulão é a redação. Hoje o professor deu umas dicas muito interessantes para os alunos que farão a prova em novembro. Nós agradecemos as escolas que foram parceiras, a prefeitura que nos ajudou com o transporte e o pessoal da Unic por ter nos recebido. Hoje é para eles sentirem o clima da universidade e torcer para que todos se saiam bem na prova”, destacou.

Inovação

O “Aulão do Enem” é uma iniciativa desenvolvida pelo Pró-Enem, ação do eixo Inovação do Programa Pró-Escolas, que proporciona aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio um melhor preparo para a prova.

Além da aula especial, o Pró-Enem já disponibilizou o Geekie Games e o QG do Enem, com 4 mil bolsas gratuitas de acesso à plataforma digital.

O Pró-Escolas é o maior programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso, com um orçamento de R$ 360 milhões para estrutura escolar até 2018.

A iniciativa abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais da Educação.

​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará​Aulão do Enem orienta alunos do ensino médio de Tangará