17/10/2017 07:45

Quantidade de visualizações: 205

Rádio Pioneira com Assessoria

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) fica acima da média nacional na Avaliação Quadrienal dos programas de Pós-graduação realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2017, quando se refere a aumento e manutenção de conceitos.

Na avaliação dos 4.175 programas de Pós-graduação em atividade no país, o aumento de conceito chegou a 22%, na Unemat 27%. Dos programas que mantiveram seus conceitos o percentual atingiu a marca de 67%, na Unemat 73%. No país 11% dos programas tiveram redução de conceito, na Unemat nenhum programa teve o conceito reduzido. Os programas Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBIOAGRO), Linguística (PPGL) e Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP) passaram para conceito 4.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, acredita que esses resultados foram obtidos, principalmente, por meio do investimento em pessoal. "Considerando o cenário nacional, a Unemat mostra com esse resultado que o investimento realizado no seu corpo docente ao longo dos últimos anos foi fundamental para ampliar e consolidar nossa pós-graduação, contribuindo com o desenvolvimento científico do estado de Mato Grosso", afirmou Zanin.

Atualmente, a Unemat possui 11 programas de pós-graduação, sendo quatro deles com 2 cursos*.

4 Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (PPGASP)

4 Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBIOAGRO)

4 Ciências Ambientais (PPGCA)*

4 Ecologia e Conservação (PPGEC)*

4 Estudos Literários (PPGEL)*

4 Genética e Melhoramento de Plantas (PGMP)

4 Linguística (PPGL)*

3 Educação (PPGEDU)

3 Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM)

3 Geografia (PPGGEO)

3 Letras (PPGLETRAS)

A Instituição ainda oferece em rede outros programas como os Mestrados Profissionais em História, Letras (com duas unidades), Matemática e Biologia, todos com conceito 4, exceto Matemática que detém nota 5 e os Doutorados em Rede de Educação em Ciências e Matemática, Biotecnologia e Biodiversidade e Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, do qual é coordenadora Estadual, todos com conceito 4.