14/10/2017 07:32

Quantidade de visualizações: 141

Marlenne Maria - da Redação

Deputado Federal Rogério Silva em entrevista ao programa O Povo no Rádio da Pioneira nesta sexta-feira (13).

Recursos da ordem de um milhão e meio de reais foram depositados na semana passada na conta do município e já há outro empenho de um milhão e meio de reais. “Gasta-se este recurso e já faz a solicitação da segunda parcela. Os recursos são para manutenção do Hospital e fazem parte de uma emenda minha encaminhada a pouco mais de dois meses e após uma via sacra toda semana praticamente visitando o ministério da saúde conseguimos consolidar o depósito e o empenho da segunda parcela”, disse.

O deputado explicou que está com outro projeto tramitando, pedindo um milhão e 400 mil reais para aquisição de equipamentos para 10 leitos de UTI. “Temos hoje o Hospital Municipal com capacidade de 100 leitos e a estrutura física não está sendo utilizada em sua totalidade. Centro cirúrgico e leitos de UTI ainda não estão em funcionamento. A intenção é oferecer este apoio ao Prefeito Fábio porque é uma prioridade dele também. Porque não adianta ter um centro cirúrgico porque muitos pacientes precisam ser encaminhados para leitos de UTI depois das cirurgias. Entendemos então que isto é importante, porque o município hoje paga para fazer cirurgias em hospitais particulares e quando não é feito aqui, precisam ser encaminhados para Cuiabá com todos os percalços e dificuldades que isto envolve. É desumano. Nossa prioridade é dar este apoio para o município para termos o mais rápido possível isto tudo funcionando”.

Convênio

Em visita do Prefeito a Brasília na última semana, foi apresentado projeto ao Ministério da Saúde em relação a repasse direto da União para manutenção do Hospital Municipal, que atende pacientes de toda a região. “Isso contemplaria parte do que tem sido gasto com pacientes de cidades vizinhas, porque o SUS tem que ser custeado pelos três entes da Federação. Então, passamos ao Ministro Ricardo Barros todas as informações e mostramos que são atendidos mais de 15 municípios que tem Tangará como referência, além dos 100 mil habitantes de Tangará. Então, este aporte tem que acontecer”.

Segundo Rogério Silva, a bancada federal do Mato Grosso teve agenda com Presidente da República para cobrar investimentos na BR-163, quando pode falar com Temer sobre Tangará. “Na oportunidade tive oportunidade de conversar com ele sobre os problemas que Tangará enfrenta. Esperamos que ele seja sensível e atenda esta demanda de suma importância não só para Tangará, mas para todas as cidades da região”.

Ambulâncias

Outro pedido do Deputado para Tangará da Serra diz respeito a ambulâncias que estão sendo adquiridas pelo Governo Federal para repasse aos municípios. “O Governo Federal está adquirindo cerca de 6 mil ambulâncias para este repasse para o Brasil inteiro. E nós estamos reivindicando três destas ambulâncias para Tangará da Serra e outras nove para cidades da região para que possam atender os pacientes que são encaminhados com problemas de média e alta complexidade”.