19/08/2017 08:31

Quantidade de visualizações: 157

Aline Schwaab com Franthescolly Gomes

Fotos: Franthescolly Gomes/ Rádio Pioneira

A edição de 2017 do É Hora de Plantar, evento gratuito de palestras da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, passa por 10 cidades do Estado, de 14 a 25 de agosto.

Em todos os locais, especialistas da instituição e convidados apresentam e debatem temas sobre manejo do solo, controle de doenças e condições climáticas.

Na noite desta sexta-feira (18), o ciclo de palestras passou por Tangará da Serra, no auditório da Acits.

De acordo com Claudinei Kappes, Pesquisador da Fundação MT, esse evento já é realizado há 10 anos pela instituição. “E esse ano estamos passando por 10 cidades em duas etapas. A Fundação escolhe esses locais devido a sua importância no meio agrícola. O nome do evento é “A Hora de Plantar”, então a gente fala que é o último momento oportuno que o produtor tem de adotar uma tecnologia, um resultado de pesquisa que nós estamos fazendo aqui hoje na parte de manejo de solo, de adubação e também no manejo de doenças e mais um detalhe que a gente tem junto um colega falando das previsões climáticas para a safra 2017/2018 que está para começar, porque todo o produtor fica ansioso no momento do plantio para saber se vai chover e esse é o momento que ele tem de buscar essas informações com a gente”.

Kappes destacou que muitos produtores participam do evento em todas as cidades. “Todo o ano Tangará da Serra é contemplada e ano que vem com certeza a gente volta aqui com o evento. Os produtores buscam pelo evento, porque a Fundação Mato Grosso tem uma certa credibilidade nas informações. E o Mato Grosso ainda é carente nessa parte de pesquisa, então acaba tendo essa demanda por parte do público, por isso temos o privilégio de ter uma casa sempre cheia”.

Programação

21/08 – Confresa;

22/08 – Querência;

23/08 – Canarana;

24/08 - Primavera do Leste;

25/08 - Rondonópolis.

Neste último local haverá um momento extra com o case do campeão do Centro-Oeste no Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja 2016/17.

Em todos os eventos, os participantes são recebidos com um coquetel, em seguida iniciam as palestras de 30 minutos cada uma. Após as apresentações, acontece o debate sobre os temas com duração de uma hora e meia.

As empresas Arysta, Basf, Du Pont, Kleffmann Group, Oxiquímica, Syngenta, TMG, UPL e Vale Fertilizantes patrocinam o É Hora de Plantar, que também recebe o apoio da Aprosoja-MT.

Tangará: produtores participam de evento da Fundação MT sobre o preparo da safraTangará: produtores participam de evento da Fundação MT sobre o preparo da safraTangará: produtores participam de evento da Fundação MT sobre o preparo da safraTangará: produtores participam de evento da Fundação MT sobre o preparo da safraTangará: produtores participam de evento da Fundação MT sobre o preparo da safraTangará: produtores participam de evento da Fundação MT sobre o preparo da safra