11/08/2017 07:30

Quantidade de visualizações: 216

Marlenne Maria - da Redação

foto: Heverton Luiz/Rádio Pioneira

A Assembleia acontece neste sábado (12), com o propósito de dar início ao processo de avaliação institucional proposto pelo Governo de Mato Grosso no projeto “Avalia MT”. O objetivo é efetuar em todas as escolas da rede estadual de ensino uma ampla avaliação da qualidade de ensino.

Sobre o assunto falou à Pioneira nesta sexta-feira (10), o Diretor do estabelecimento Professor Jair Bragagnolo, convocando pais, responsáveis e alunos da Escola 29 de Novembro para a Assembleia neste sábado. “Quem avalia é a comunidade, então, eu preciso da comunidade escolar para fazer esta avaliação. E para começar o processo preciso fazer esta assembleia geral, com todos os seguimentos da escola: pais, responsáveis e alunos”.

Segundo o Diretor, o 1º módulo vai avaliar a realidade da escola, em sete dimensões: ambiente educativo, prática pedagógica, avaliação, gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos funcionários da escola, ambiente físico escolar e acesso, permanência e sucesso na escola.

Na assembleia será organizada uma comissão para conduzir o processo de avaliação e também os grupos de trabalho. “Esta comissão necessariamente tem que ser composta com pais, alunos e professores. É uma avaliação participativa. Serão montados sete grupos de trabalho, com no mínimo 5 pessoas cada. Então, são no mínimo 35 pessoas e por isso preciso de toda a comunidade escolar participando”, explicou Jair.

O diretor destacou ainda que a avaliação institucional é necessária para construir um Raio-X da escola, observando onde estão os acertos e erros. “Sempre é o aluno que é avaliado na escola, mas como esta escola está funcionando nos diversos setores, o prédio, a gestão, a coordenação, os professores? Tudo isto se avalia em um processo como este”.

Segundo ele, nesta primeira etapa o propósito do Avalia MT é redesenhar o Projeto Político Pedagógico da Escola. “A partir deste levantamento da realidade escolar nestas sete dimensões isto será possível. Mas, para isto, precisamos da presença dos pais e responsáveis na Escola. Então, reforço aqui o convite para todos: pais, alunos e responsáveis, estejam conosco neste sábado porque é uma excelente oportunidade para opinarem sobre a escola”, ressaltou Jair.

A assembleia geral está marcada para este sábado (12) às 14:00 nas dependências da escola. Na oportunidade, logo após, serão entregues os boletins escolares.