19/04/2017 14:54

Quantidade de visualizações: 673

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP-MT) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (19) mais uma etapa da Operação Bairro Seguro. A ação ocorre simultaneamente nos 141 municípios do estado de Mato Grosso.

Em Tangará da Serra, os representantes das forças de segurança pública se reuniram no terminal rodoviário e deram início a Operação que reuniu Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Politec, Corpo de Bombeiros, SAMU e Guarda Municipal.

O Comandante do Comando Regional VII da Polícia Militar, Tenente Coronel Sodré, destacou que o sucesso da Operação Bairro Seguro tem garantido a redução da criminalidade em toda a região.

“É uma operação baseada na política de segurança pública do Estado, no tripé de regionalização, integração das forças e gestão por resultados. São mapeados vários locais com maior incidência de criminalidade e saturado esses locais de forma que a gente possa fazer um enfrentamento qualificado da violência. Isso tem surtido efeito; os indicadores nos mostram isso. Fechamos o primeiro trimestre do ano na região com indicadores extremamente favoráveis, todos indicando uma redução em relação ao mesmo período do ano passado e a gente acredita que com essa integração das forças, com a colaboração da comunidade, tenhamos um ano de 2017 diferenciado com bastante redução dos indicadores criminais”, disse.

O Delegado Regional da Polícia Judiciária Civil, Alexandre Franco, falou sobre a queda expressiva de índices de criminalidade. “Nós fechamos o primeiro trimestre de 2017 com os índices negativos em Tangará da Serra. Nós fomos a primeira regional de Mato Grosso a fechar o primeiro trimestre com pelo menos 23% de redução homicídios e 40% de roubos. De forma que esse resultado só vem demonstrar que o trabalho de integração das forças de segurança de Tangará da Serra que vem seriamente sendo realizado por todos os órgãos, tem surtido efeitos bastante proveitosos. Hoje nós continuamos com a nossa missão diária de dar maior sensação de segurança a população e estamos com todas as forças reunidas fazendo mais uma operação. A Operação será feita de forma planejada e integrada nas próximas 24 horas. Os pontos mais específicos da operação nós mantemos em sigilo para termos mais resultados”, salientou.

Tenente Jamil do Corpo de Bombeiros Militar pontuou que a equipe está fazendo um trabalho de fiscalização em bares e lanchonetes. “A importância da integração é visando o bem-estar da comunidade. E o Corpo de Bombeiros vai atuar na parte de fiscalização e também preventiva. Na fiscalização nós vamos atuar junto aos comércios que forem abordados pelas demais forças, verificando se os mesmos estão de acordo com a legislação em vigor referente as normas técnicas relacionadas a combate a incêndio e pânico. E, preventivamente caso aconteça algum acidente por conta da Operação, estaremos prontos com a nossa equipe de resgate e incêndio para atuar com as demais forças visando sempre o bem-estar da comunidade”.

O Perito Criminal Ednei Jesus, representante da Politec, destacou que o trabalho desenvolvido pela instituição é dar agilidade ao trabalho desenvolvido pelas outras forças de segurança. “A nossa atuação principal é dar agilidade aos materiais oriundos dessa operação, armas, entorpecentes; estaremos de prontidão, cada exame que chegar será prioridade. É importante a integração porque a gente trabalha dando apoio um ao outro e no final quem ganha é a sociedade”.

Essa nova etapa da Operação Bairro Seguro tem duração de 24 horas.

​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará​Forças de segurança realizam Operação Bairro Seguro em Tangará