19/04/2017 14:52

Quantidade de visualizações: 252

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril. A data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história da cultura atual. Antes da chegada dos primeiros europeus nas terras americanas, todos os países que formam esse continente eram amplamente povoados por populações indígenas, mas infelizmente a ganância e crueldade humana fizeram com que muitas tribos fossem totalmente dizimadas e grande parte da cultura indígena foi esquecida.

Na tentativa de preservar as tradições e identidade dos indígenas, o Dia do Índio surgiu para não deixar as novas gerações esquecerem das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.

Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará da Serra está promovendo nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de abril, debates e exposição da cultura indígena.

Prof. Adriano Fernandes, responsável pela pasta, falou em entrevista da importância desta data. “É um dia especial; um dia muito importante no calendário educacional. É um povo tão rico, com uma cultura tão forte e a Educação precisa contribuir muito com suas políticas para a preservação dessa cultura. O que nós estamos fazendo aqui hoje é exatamente isso, junto com a Coordenação da Educação Indígena da SEMEC promovendo esse encontro entre alunos. Agradecemos ao povo Paresi que veio e trouxe seus aparatos e ferramentas; os alunos estão interagindo e aprendendo um pouco dessa cultura”.

O Secretário ressaltou ainda que o território de Tangará da Serra é formado por 51% de reserva indígena, um motivo a mais para a preservação e valorização da cultura.

“Há dados importantes que são transmitidos aqui. Nós temos hoje em Tangará da Serra, 51% do nosso território de reserva indígena, ocupado pelo povo Paresi, mas muitos dos nossos alunos, muitas famílias, muitas pessoas não sabem a importância que tem a cultura indígena para Tangará da Serra. Pouco mais da metade do nosso território é de terras indígenas. Contamos atualmente com 16 escolas indígenas; há uma cobertura total do território indígena pela SEMEC na questão de educação e esse encontro é muito importante, tanto para compreendermos um pouco mais dessa cultura, tanto para transmitir aos alunos a respeito dessa cultura, a preservação e a valorização da cultura indígena no nosso território”, disse.

O seminário segue até quinta-feira (20) aberto a toda a comunidade no CEFAPRO, localizado atrás da E.E. 29 de Novembro. “Vamos passar hoje a amanhã discutindo sobre a cultura, a etnia, a valorização porque a política educacional na cidade tem uma visão e a política educacional indígena tem outra, então tem que se respeitar as especificidades da educação indígena dentro dos seus costumes, das suas regras, sem agredi-los e levando a eles também uma educação de qualidade”.

Jocelio Onezokaice, Coordenador da Escola Indígena Formoso, falou da alegria de apresentar à comunidade um pouco da cultura indígena. “Nós estamos aqui mais uma vez falando da cultura porque hoje o povo Pareci resiste há muito tempo. Há uma época, o Pareci era apenas 300 pessoas, mas graças a Deus hoje o Pareci tem quase 2 mil pessoas dentro do seu território. Então estamos aqui falando sobre a importância da preservação da cultura, de manter viva; a questão das línguas, hoje estamos estudando, escrevendo para que amanhã ou depois não se acabe. Isso é muito importante para nós”.

​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará​Dia do Índio: seminário discute cultura indígena em Tangará