09/04/2017 09:50

Quantidade de visualizações: 109

Aline Schwaab com Gilvan Melo

Fotos: Gilvan Melo/ Rádio Pioneira

Na manhã deste sábado (08) foi realizada mais uma edição da Caminhada da Saúde Univida no Bosque Municipal de Tangará da Serra.

Em toda a caminhada, a Univida convida um profissional para fazer orientações sobre a melhor qualidade de vida. Neste sábado, a fonoaudióloga Edilamar de Bortoli, falou sobre Audição.

“Nós falamos sobre o que acontece com o nosso sistema auditivo com o passar da idade. As perdas auditivas as dificuldades de comunicação, como que a gente pode perceber no início, porque quanto antes a gente tomar providências, mais fácil é a reabilitação. Isso é importante para não deixarmos esse idoso fora do convívio social, porque se você não ouve bem, você começa a se isolar e o isolamento tem como consequência a depressão, a tristeza, então a gente quer alertar com relação a isso, o que podemos fazer, como as pessoas que convivem com eles podem ajudar no dia-a-dia”, disse.

A fonoaudióloga comentou ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelos idosos com a perda ou diminuição da audição, bem como os primeiros sintomas.

“Com a diminuição da audição, o paciente começa a ter dificuldades em ambientes com ruídos, as vezes falam e ele vai escutar, mas não vai compreender; então vamos dar algumas dicas de que forma vamos nos comunicar para facilitar o entendimento e comunicação. Vamos comentar também sobre as vertigens que o idoso está suscetível, assim como dificuldades com o equilíbrio que está totalmente ligado ao nosso sistema auditivo. Os primeiros sinais são: a dificuldade de se comunicar, o zumbido no ouvido, a partir disso tem que procurar um especialista e tratar. No caso dos idosos, a família deve ficar atenta e orientar para essa busca o quanto antes”, destacou.

A palestra é realizada no Bosque Municipal onde logo após os participantes saboreiam um delicioso café da manhã com frutas. Além da oportunidade de fazer uma caminhada em um ambiente natural, são sorteados brindes entre os participantes.

Caminhada da Saúde é realizada quinzenalmente pela equipe Univida com o propósito de promover saúde e qualidade de vida à população tangaraense.

Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida Tangará: Audição é tema de mais uma Caminhada da Saúde Univida