06/04/2017 14:26

Quantidade de visualizações: 196

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou na manhã desta quinta-feira (06) a distribuição dos kits de higiene bucal para crianças de 6 a 10 anos das creches, escolas municipais e estaduais de Tangará da Serra.

A primeira distribuição aconteceu na manhã de hoje pelo Centro Municipal de Ensino Antenor Soares, localizado na Avenida Brasil.

De acordo com Prof. Adriano Fernandes, responsável pela SEMEC, 8 mil kits devem ser distribuídos no Projeto Sorriso Nota Mil. “É importante a gente incentivar a saúde bucal das crianças. Recordamos quando éramos crianças no nosso ensino fundamental quando passavam flúor para saber onde estavam as placas. E, hoje as coisas evoluíram; as crianças estão recebendo um kit através de uma parceria com a Secretaria de Saúde. A Semec recebeu 8 mil kits de higiene bucal, contendo uma escova, uma pasta dental e um fio dental para incentivar as crianças a cuidarem da saúde bucal e diminuir riscos de doença, porque a saúde começa pela boca. Então vamos cuidar e incentivar as crianças a se cuidarem. A distribuição começou pelo Antenor Soares, mas as equipes de saúde junto com as equipes da Semec vão visitar as escolas e distribuir os kits dando orientações”.

O Projeto Sorriso Nota Mil foi criado em 2013 e desde então passa pelas escolas e creches de Tangará que estão sem atendimento odontológico e ficam fora da área de abrangência das equipes de saúde bucal da Secretaria de Saúde.

Conforme a Cirurgiã Dentista Cristiane Daleffe da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, a equipe orienta as crianças por meio de palestras lúdicas. “A gente faz um trabalho de educação de saúde bucal nas creches e nas escolas utilizando de forma lúdica com teatro de fantoches e vídeos educativos, abordando a importância de a criança cuidar dos seus dentinhos e de que forma ela pode fazer a própria escovação, passando essa informação para que os pais auxiliem na higiene bucal delas. Fazemos também a aplicação de flúor através de uma escovação supervisionada, com esse produto que tem o poder de reduzir em até 40% o índice de novas lesões cariosas. É um trabalho que a gente vem realizando no município na intenção de fazer realmente com que as nossas crianças cresçam livres de cáries”.

A cirurgiã destacou ainda que o auxílio e supervisão dos pais é de fundamental importância nos cuidados da saúde bucal dos filhos. “Os pais são de fundamental importância para tudo, claro, e na escovação que parece ser um procedimento simples, mas como a criança não tem coordenação motora desenvolvida, os pais devem complementar. As crianças podem ser motivadas a escovarem sozinhas, mas a eficiência da escovação deve ser dada pelo auxílio de um adulto. Esse procedimento vai garantir para a criança uma saúde bucal e evitar também os doces”.

De acordo com a Coordenadora de Saúde Bucal de Tangará da Serra, Débora Mazzutti, o kit é composto por uma escova dental, um fio dental e um creme dental que é doado para as crianças, elas utilizam e no segundo semestre, as secretarias repõem a escova e a pasta. “Esse projeto é feito pela Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde em conjunto. Os cirurgiões dentistas passam nas escolas onde não há cobertura das equipes de saúde bucal das unidades de saúde da família, eles fazem essa prevenção, escovação, teatro de fantoches e aplicação de flúor. E a gente tem também o trabalho da equipe de saúde bucal que ficam nas Unidades de Saúde da Família que vão nas escolas e creches dessas regiões fazendo esse mesmo trabalho de prevenção. Acabaram de chegar 8 mil kits que serão distribuídos para os estudantes das escolas municipais e estaduais de 6 a 10 anos e para as crianças das creches. É um trabalho muito importante porque traz a prevenção de doenças bucais. Se a gente ensina eles, eles ensinam em casa e no futuro a gente consegue ter crianças sem problemas dentais”.

O Secretário Municipal de Saúde, Itamar Martins Bonfim, destacou a importância da parceria entre as equipes afim de promover a saúde bucal das crianças. “Já fizemos isso em anos anteriores, inclusive em escolas da zona rural. E, hoje estamos aqui na escola Antenor que foi escolhida pelas Secretarias para começar a distribuição desses kits. Ao todo serão 8 mil kits distribuídos em todas as escolas municipais e estaduais e abrangerá as crianças de 6 a 10 anos. Não é só a distribuição dos kits, os nossos profissionais fazem também as orientações de prevenção e ensinam como se deve escovar corretamente os dentes. É uma proposta da coordenação da saúde bucal, isso é feito em todas as escolas”.

O Vereador Wilson Verta, salientou que orientar as crianças é um meio de prevenir doenças bucais futuras. “Como profissional da área da saúde e dentista, eu acho que a prevenção odontológica é fundamental para a saúde pública também. Essa parceria entre as secretarias é muito importante para ensinar essas crianças como devem utilizar a escova de dentes, a importância de passar o fio dental. A grande solução para a saúde pública é o trabalho preventivo. A saúde bucal, através da prevenção, é fundamental para as nossas crianças. Porém alerto à necessidade de haver mais dentistas nas unidades de saúde da família. Eu acredito que esse trabalho de prevenção é importante, porém a parte curativa também tem necessidade”, disse.

Os 8 mil kits devem ser entregues ao longo deste primeiro semestre em todas as escolas municipais e estaduais e creches de Tangará da Serra.

​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches​Tangará: Secretarias distribuem kits de saúde bucal para crianças das escolas e creches