30/03/2017 14:19

Quantidade de visualizações: 422

Marlenne Maria com Heverton Luiz

A proposta anunciada na manhã desta quinta-feira (30) pelo Secretário Municipal de Saúde, Itamar Martins Bonfim, pode melhorar o serviço prestado nas Estratégias de Saúde, nome com que são designados atualmente os postos de saúde.

O próprio Secretário destacou que a população tem procurado a UPA – Unidade de Pronto Atendimento em busca de consultas para todo tipo de problema de saúde e não apenas para as urgências e emergências.

Ocorre que algumas ‘regras’ utilizadas nas unidades de saúde dificultam a vida dos cidadãos. Entre estas, a de que todos os pacientes precisam chegar antes das 07:00 da manhã para serem consultados no período matutino, por exemplo. Em algumas estratégias de saúde ainda é preciso agendar consultas em um único dia da semana.

De acordo com o Secretário Itamar, a Gestão Itinerante proposta é uma novidade que estamos implantando em Tangará da Serra. “Estamos elaborando este cronograma ainda. Ficarei a cada 15 dias dentro de uma estratégia da família despachando e ouvindo a comunidade”.

Segundo ele, o objetivo ajudar a população a compreender o funcionamento do setor e ouvir a sociedade. “As estratégias têm dias de programas determinados, como os atendimentos em dias específicos a gestantes e diabéticos e nos outros dias a demanda livre. Queremos aproximar mais da sociedade e dos servidores par que todos entendam que o horário de funcionamento é das 7ª s 11 e das 13 às 17, então o médico tem que estar presente nestes horários, não se importando se há 10, 12 ou 14 consultas agendadas. Então, se o horário é das 7 às 11 e o paciente chega as 10:40 nós temos que atender”, afirmou Itamar Martins.

O Secretário afirmou em entrevista à Rádio Pioneira que quer entender porque o cidadão deixa de ir à Estratégia de saúde para ir à UPA e fazer com que o servidor entenda isto também. “Tanto o médico quanto enfermeiros e zeladores todos terão que garantir este atendimento das 7 às 11 e das 13 às 17”, ressaltou.

A gestão itinerante será iniciada na segunda quinzena de abril, com cronograma a ser divulgado para toda a comunidade.