22/03/2017 14:10

Quantidade de visualizações: 659

Aline Schwaab com Heverton Luiz

A Clínica da Família está localizada, na Avenida Tancredo Neves, ao lado da Clínica de Fraturas do Dr. Francisco Canhoto.

Em entrevista à Pioneira, a coordenadora da Atenção Básica do município de Tangará da Serra, Lucileia Rodrigues, falou a respeito do atendimento diferenciado no período noturno que é ofertado aos trabalhadores pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Luciléia, o atendimento tem acontecido normalmente de segunda a quinta-feira das 17h às 21h na Unic de Tangará. “Em 2014 nós colocamos o atendimento no Posto Central para fazer um atendimento diferenciado ao trabalhador para troca de receita, mostrar exames e atendimento básico e aconteceu ali até o começo de 2016. Entendemos que poderíamos estender esse atendimento e em parceria com a Unic nos foi cedido um espaço para melhorar o atendimento. Então foi remanejado para a Unic onde acontece até hoje. Nós atendíamos somente trabalhadores, mas passamos a atender todos os adultos, só não atendemos gestantes para o pré-natal e crianças. Estamos atendendo em torno de 20 pessoas; temos um médico de segunda a quinta-feira atendendo no período noturno com a enfermagem e espaço adequado para o atendimento”.

A coordenadora afirmou que a intenção da Secretaria de Saúde é transferir esse atendimento diferenciado para a Clínica da Família na Avenida Tancredo Neves. “Esse atendimento está previsto para o começo de abril porque ainda estamos estruturando o pessoal e fazendo a compra de alguns instrumentais. Não vamos estender por toda a noite, não vai ter atendimento de urgência, mas terá alguns leitos que podem ser usados para hidratação rápida e também para ajudar nesse processo de pacientes nesse período. Essa unidade é nova inaugurada na semana passada, já estamos atendendo com a equipe em período normal, mas para atender em período diferenciado e levar outros serviços, estamos começando a equipar. Então no começo de abril o nosso objetivo é iniciar o atendimento diferenciado noturno nessa nova unidade”.

Lucilélia destacou que, por enquanto, os trabalhadores e a população em geral que necessitarem de atendimento básico podem continuar procurando a Unic no horário especial. “A população pode buscar o atendimento na Unic que é direcionado a adultos. É um atendimento básico das 17h às 21h de segunda a quinta-feira. Os pacientes que estiverem necessitando de atendimento de urgência, serão remanejados à UPA e a UPA por sua vez também, está remanejando os pacientes de menor complexidade nesse período para esse atendimento noturno para desafogar, visto que a UPA é para atendimento de emergência e urgência”, concluiu.