18/03/2017 08:44

Quantidade de visualizações: 157

Rádio Pioneira com Olhar Direto

Luiz Soares já foi secretário de Saúde de Cuiabá por seis anos e ocupa o mesmo cargo na prefeitura de Várzea Grande desde abril do ano passado

O governador Pedro Taques (PSDB) anunciou na noite desta sexta-feira (17) o nome do ex-deputado e ex-senador Luiz Soares como o novo secretário de Saúde do Governo de Mato Grosso. Ele deverá substituir o advogado João Batista Pereira da Silva, colocou o cargo à disposição no início da semana.

Luiz Soares já foi secretário de Saúde de Cuiabá por seis anos e ocupa o mesmo cargo na prefeitura de Várzea Grande desde abril do ano passado.

Antes de oficializar o convite ao futuro secretário Soares, o governador consultou a prefeita Lucimar Campos (DEM), que liberou a cessão do seu secretário.

Por orientação do governador, Luiz Soares inicia a transição na SES com o atual secretário João Batista já na próxima segunda-feira (20).

Histórico da SES-MT

O primeiro secretário a assumir a Saúde de Mato Grosso no Governo Pedro Taques foi o médico Marco Bertúlio. Ele foi exonerado dois meses depois do início de seu mandato, após entregar uma carta pedindo o desligamento do órgão, alegando motivos pessoais.

Bertúlio foi substituído pelo também médico, Eduardo Bermudez, em outubro de 2015. Quando assumiu a Secretaria, Bermudez disse que iria tentar resolver os problemas da falta de repasse e dos pagamentos de salários dos médicos que trabalham nos hospitais públicos de Mato Grosso.

No entanto, um dos motivos de sua saída teria sido justamente os problemas do setor no Interior do Estado. No ano passado, em meio a uma grande crise econômica, Taques anunciou a chegada de João Batista, que teria como objetivo principal a melhora na articulação com os secretários municipais.

Embora não tenha tornado público o que o levou a se desvincular do cargo, especula-se que João Batisa tenha sido motivado por problemas como os repasses às instituições que dependem da Secretaria.