25/02/2017 07:35

Quantidade de visualizações: 196

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

A audiência pública para apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 3º Quadrimestre de 2016 aconteceu na tarde desta sexta-feira (24) no auditório da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.

Em entrevista à Pioneira, a Secretária Municipal de Fazenda, Valnicéia Picoli, explicou que a prestação de contas acontece três vezes ao ano, de forma quadrimestral, para apresentar à população tangaraense a evolução das receitas e despesas municipais.

“A audiência quadrimestral acontece três vezes ao ano, no mês de fevereiro, que retrata o último quadrimestre do ano anterior acrescidos os oitos meses do ano, então hoje é uma visão de todo o ano de 2016. Depois ela vai acontecer no mês de abril que é referente aos primeiros quatro meses desse ano e depois em setembro, que é o segundo quadrimestre, depois só no ano que vem. É uma prestação de contas para a população. É uma obrigação pela Lei de Responsabilidade Fiscal em que o município traz a público a evolução das receitas e despesas municipais, tanto na questão de pessoal, quando em investimentos, também com relação a financiamentos, dívidas; uma forma de levar para a população o que está acontecendo de fato com as receitas, com a questão patrimonial do município”, disse.

A Secretária afirmou que atualmente o município de Tangará da Serra está equilibrado, sem despesas. “Existem dívidas antigas, como a do SERRAPREV por exemplo, mas que estão sendo pagas. São valores pequenos que estão sendo pagos todos os meses e considerando o que o município poderia ter de dívidas, nós temos saldo negativo, porque temos muito mais a receber do que a pagar. Hoje o município está 100% equilibrado. Tudo o que existe em 31 de dezembro a pagar, tem um financeiro em contrapartida, então não ficou nenhuma despesa sem o correspondente financeiro. Em alguns casos, até com superávit financeiro que vai ser objeto de remanejamento orçamentário e para empenho de despesas futuras neste ano. O principal é que a gente conseguiu atingir o objetivo financeiro, o que não é mais do que obrigação. Estamos empenhando esforços para fazer a lição de casa certinho e não ter problemas com os órgãos de fiscalização e também para poder oferecer o melhor para a população”.

A audiência contou com a presença de autoridades locais, Prefeito Municipal, vereadores e secretários municipais. Valnicéia Picoli destacou que infelizmente a população que deveria ser a maior interessada no assunto, tem pouca participação.

“Hoje nós estamos aqui para prestar esclarecimentos à população, para eles verem o que está sendo feito, avaliarem se está bom ou se está ruim, elogiar, cobrar, entender um pouco da administração, no entanto as pessoas não se envolvem, elas não vêm participar. Isso é ruim para o município como um todo. Hoje a gente tem uma gestão em Tangará da Serra muito séria, muito honesta, muito equilibrada, mas e quando não se tem uma gestão assim? A população não vai para participar e ver o que está acontecendo e quando abre os olhos, se depara com o que está acontecendo a nível de Brasil. Mas aqui a gente trata tudo com muita seriedade, os resultados são bons, o município está bem, está equilibrado, não temos endividamento, o que temos hoje para pagar temos dinheiro em caixa. Então não existe déficit nenhum no município de Tangará da Serra hoje e isso é muito bom, mas seria ainda melhor se a população pudesse vir, participar e ficar sabendo o que está sendo feito com o dinheiro da arrecadação que é pago por essa população”, concluiu.

​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016​Prefeitura Municipal apresenta relatório de gestão fiscal de 2016