07/01/2017 15:18

Quantidade de visualizações: 613

Aline Schwaab com Gilvan Melo

fotos: Gilvan Melo/Rádio Pioneira

Na tarde da última sexta-feira (06) o Prefeito eleito de Santo Afonso, Joabe Almeida dos Santos, visitou a cidade de Tangará da Serra e se reuniu com o Prefeito reeleito Fábio Martins Junqueira. O propósito é a realização de parcerias para sua gestão.

Em entrevista à Rádio Pioneira, o Prefeito Joabe Almeida, que já foi gari e coveiro em Santo Afonso, contou sua trajetória política até chegar à Prefeitura.

Ele destacou que com humildade, sempre aceitou e desempenhou de forma bem-sucedida todas as funções que lhe foram designadas ao longo dos anos. “Eu sempre fui humilde e continuarei humilde por mais status que eu tenha. Se eu sou hoje prefeito de Santo Afonso é porque Deus e o povo me concedeu essa oportunidade. Eu tenho uma longa história. Fui vereador por dois mandatos em Santo Afonso. Em 2000 eu fui candidato a vereador pela primeira vez e fui o último candidato eleito, na nona posição por um voto a mais. Em 2004, após um belíssimo trabalho, o povo me reelegeu como o vereador mais votado do município de Santo Afonso. Em 2008 fui candidato à Prefeito, mas percebendo que ia perder a eleição, renunciei à campanha. Não deveria ter feito, porque o homem quando pega algo para fazer, tem que ir até o fim e eu recuei”.

No ano de 2012, Joabe Almeida foi Secretário de Infraestrutura do município e posteriormente gari e coveiro. “Em 2012 não fui candidato a nada, fui apenas presidente da coligação, coordenador da campanha do ex-prefeito Gordo Salim e cabo eleitoral número um dele. Ele foi eleito, me deu posse na Secretaria de Obras do município, durante seis meses que estava à frente da secretaria fazendo um ótimo trabalho e recebendo elogios da população, por ciúmes políticos, alguns ‘puxa-saco’ do prefeito, disseram a ele que se ele não me tirasse da Secretaria de Obras, com quatro anos eu poderia tomar a prefeitura da sua mão. Nesse momento aconteceu o jogo político dele. Sentindo a pressão dessas pessoas, ele me colocou para ser gari, fazer a limpeza urbana, a coleta seletiva do município e com essa responsabilidade, eu fui além. Combati 70% do caramujo africano no meu município e vou combater agora 100%, porque eu tenho mecanismos para isso. Corri atrás do caminhão do lixo seis meses, coletando o lixo do município. Não tínhamos um caminhão adequado para a coleta desse lixo e graças a Deus, ganhamos ontem (05) do Governo do Estado, um caminhão. Seis meses depois, o prefeito determinou que eu seria coveiro. Fui então cuidar do cemitério da cidade. Sábados, domingos e feriados, todos os dias, abrindo covas debaixo de chuva e sol. A minha vida é pautada na responsabilidade. Após um tempo, eu fui exonerado da prefeitura. Ergui a cabeça e fui fazer política a partir deste momento, porque o meu sonho era ser prefeito de Santo Afonso”.

O Prefeito Joabe destacou que essas experiências foram importantes para seu crescimento político e pessoal. “Foi o trabalho de gari e coveiro que me permite hoje dar ainda mais valor a todos, do gari, coveiro, ao maior dos meus secretários. Eu sei a necessidade de os funcionários públicos serem mais respeitados. O gestor público tem que ser mais humano com os funcionários, reconhecer do mais humilde ao mais intelectual. E assim foi o que aconteceu, os elogios continuaram”.

Reunido com o Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, o Prefeito de Santo Afonso, Joabe Almeida, buscou orientações sobre a gestão e parcerias para o município. “Hoje, aqui em Tangará da Serra, no gabinete do Prefeito Fábio, popular Fabinho, vim receber instruções, porque ele é um homem que tem vasta experiência. Agradeci a ele e quero fazer parceria, para que ele nos auxilie, fazendo parceria com Santo Afonso. O Prefeito Fábio foi caluniado, menosprezado, mas quando Deus determina, não tem nada que se levante contra. Eu vim receber instrução do prefeito Fábio para que eu possa governar Santo Afonso pautado na responsabilidade de um gestor. Sempre que precisar, estarei à disposição. Eu quero provar para Santo Afonso e para todos os políticos do Brasil que o dinheiro do povo tem que estar aos olhos do povo”, finalizou.

​Tangará: Prefeito de Santo Afonso reúne-se com Fábio Junqueira buscando parcerias para a gestão​Tangará: Prefeito de Santo Afonso reúne-se com Fábio Junqueira buscando parcerias para a gestão​Tangará: Prefeito de Santo Afonso reúne-se com Fábio Junqueira buscando parcerias para a gestão​Tangará: Prefeito de Santo Afonso reúne-se com Fábio Junqueira buscando parcerias para a gestão​Tangará: Prefeito de Santo Afonso reúne-se com Fábio Junqueira buscando parcerias para a gestão​Tangará: Prefeito de Santo Afonso reúne-se com Fábio Junqueira buscando parcerias para a gestão​Tangará: Prefeito de Santo Afonso reúne-se com Fábio Junqueira buscando parcerias para a gestão