05/01/2017 07:29

Quantidade de visualizações: 348

Marlenne Maria com Gilvan Melo

O início do ano letivo nas escolas da rede está previsto para o mês de fevereiro. De acordo como Secretário Municipal de Educação Adriano Fernandes, as matrículas podem ser feitas enquanto houver vagas.

Em entrevista à Pioneira ele explicou que para quem é aluno da Rede Municipal as rematrículas são automáticas. “Para facilitar, os alunos que já estudam na rede levam um bilhete para casa e os pais autorizam a rematrícula”.

Depois do período de rematrículas foram abertas inscrições para as vagas remanescentes, que são sorteadas entre os interessados. “Este sorteio foi uma forma que encontramos para evitar que haja filas em frente às escolas. Aqui em Tangará da Serra estas filas não são registradas já há alguns anos. Mediante o sorteio as vagas são preenchidas naquelas escolas onde a procura de vaga sé maior que a oferta. Em outras escolas, o sorteio serve apenas para determinar o período em que os alunos vão estudar”, explica o Secretário. Depois de feito o sorteio, os documentos são providenciados pelos pais e efetivam-se as matrículas.

Fernandes explica que em algumas escolas a procura por vagas é grande e em outras sobram vagas. “Temos vagas ainda na Escola Fábio Diniz e na Fausto Masson que neste ano vai trabalhar com uma média de 820 alunos. Essa ampliação grande naquela escola que no ano passado ofertou pouco mais de 400 vagas acaba abrindo vagas em outras escolas como a Dom Bosco, Ramon Sanches e José Nodari, que antes atendiam aqueles alunos”.

Creches

Nas creches também há demanda maior em alguns locais segundo o Secretário. “Algumas precisaram abrir novas turmas e em outras houve sobra de vagas. Mas, no geral, estamos tranquilos neste quesito das vagas”, disse ele. Segundo Adriano Fernandes, enquanto houver vagas, há possibilidade de fazer matrículas. “Quem ainda não efetivou matrículas podem procurar as escolas das 07:00 da manhã às 13:00. Mas, pode-se também procurar aqui na SEMEC que consultamos onde há vagas”.

Inaugurações e obras

O Secretário destacou que neste ano o planejamento da aplicação de recursos esteve sob seu comando, diferente do que aconteceu em 2016. “Pegamos o trabalho em andamento. Orçamento já comprometido e planejado. Iniciar uma gestão, um novo ano, dá a possibilidade de fazer um planejamento dentro das necessidades detectadas”.

Ele ressaltou que até março deve ser inaugurada uma creche no Vale do Sol e que já foi encaminhada documentação para licitar a reforma e ampliação da creche Atacílio de Souza. “Além disto, temos também possibilidade de construção de creche no Morada do Sol com seis salas de aula a princípio e futuramente mais seis. Além da aquisição de produtos como máquinas e computadores para substituição em algumas escolas e equipamento de laboratórios. E para este ano, de início, temos também inauguração de cozinha e refeitório das escolas Antenor Soares, Fábio Diniz e creche Tia Lina. Além do início da construção de cozinha e refeitório da Joana D’Arc”, destacou Adriano.
A expectativa é de um 2017 de muita produtividade. “Conseguimos cumprir a meta de gasto de 25% prevista pela constituição com tranquilidade e é o que esperamos para este ano também”, finalizou.