19/12/2016 07:58

Quantidade de visualizações: 179

Marlenne Maria com Franchescolly Gomes

Fotos: Franchescolly Gomes/ Rádio Pioneira

O curso foi uma parceria entre a Unemat, através do Projeto Poesia Corpo e Cordas e o Grupo de Pesquisa LER – Literatura e Ensino, do curso de Letras da instituição, em parceria com o Centro Cultural. 30 alunos participaram entre os quais, muitos professores. O encerramento foi realizado neste sábado (17) com apresentações diversas.

Marta Helena Coco, professora de Literatura da Unemat explica que o objetivo é desenvolver a habilidade de falar o poema em voz alta. “O texto literário ganha outros sentidos quando lido em voz alta com recursos de voz, recursos gestuais e de vestuário. A ideia é que esta habilidade de falar poesia sando estas recursos seja evada para a sala de aula. É uma forma de incentivarmos os alunos a gostarem de poesia, se interessarem pelo texto literário e se tornarem leitores”, disse ela.

Álvaro Mendes de Melo que coordena a parte musical do projeto, explicou que o trabalho vem sendo desenvolvido há cerca de três anos na instituição. “Estamos tentando contribuir de alguma maneira para a cultura local com repertório variado de música, poesia, literatura, filmes. Nos reunimos uma vez por mês aqui no Centro Cultural, com uma tarde de apresentações culturais. Tem sido muito importante para nós e para a academia em si”, disse ele, ressaltado que é sempre válido trabalhar com cultura. “Quem mais se beneficia somos nós mesmos. Talvez o que aconteça depois seja uma consequência positiva de algo que já é importante para nós antes”.

Segundo Álvaro, o projeto é aberto a toda a comunidade. “Seria muito importante que as escolas de modo geral, pais e alunos viessem, inclusive contribuindo com música e poesia. No ano que vem a ideia e abrir mais e provocar as pessoas da comunidade a participarem e viverem estes momentos de enriquecimento cultural”.

​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia​Tangará: UNEMAT ofereceu curso de vocalização de poesia