17/12/2016 07:56

Quantidade de visualizações: 355

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

Em entrevista à Pioneira, o coordenador do SAMU de Tangará da Serra, Paulo Righetto, avaliou positivamente o ano de 2016. “Esse foi um ano bem diferente dos outros anos. Nós tivemos um incremento na estrutura física significante, conseguimos inaugurar e equipar a nossa nova central, recebemos mais um veículo na política de troca que o Ministério da Saúde nos prevê e conseguimos capacitar toda da equipe. É um ano diferenciado. A gente tem que agradecer toda a gestão municipal e toda a confiança que a população tem nos concedido e se preparar para um novo ano”.

Segundo Righetto, a mudança para a nova sede melhorou as condições de atendimento à população. “A adaptação foi muito boa, melhor do que esperávamos. Acreditávamos que por estar no coração da cidade, a logística seria um pouco pior, no entanto foi melhor do que nós esperávamos. Não alterou de maneira significativa o nosso tempo de resposta, a questão do consumo de combustível e tempo total da ocorrência ficou da mesma forma, pelo fato de que a ocorrência se encerra ao lado da nossa base. Então nos habituamos com facilidade à nova central e é uma central com todas as características físicas apropriadas para o serviço”.

Com relação ao efetivo, o coordenador ressaltou que a unidade de Tangará da Serra conta com quatro veículos e 62 funcionários capacitados para atender o município e a região. “Nós temos quatro veículos, sendo três unidades básicas de saúde e uma unidade avançada, que seria a UTI médica. Temos quatro equipes completas em todos os plantões, divididas em quatro plantões de doze horas cada um. São 62 funcionários hoje no SAMU; todo o quadro de efetivo completo, não nos tem faltado nada”.

Paulo Righetto falou ainda da expectativa para o ano de 2017. “Para o próximo ano temos uma expectativa muito boa. Somos a central de regulação do SAMU da região, então fora Tangará, temos também Nova Olímpia, Campo Novo do Parecis e Sapezal. Sapezal está concluindo agora o processo de implementação junto ao Ministério da Saúde e estará regulamentada como nós. E, a Barra do Bugres que por interesses políticos de gestões passadas, se desvinculou de nós, mas já sinalizou que no próximo ano tem a intenção de reintegrar ao nosso serviço. Temos uma frota toda renovada dentro do parâmetro que o Ministério da Saúde nos exige, conseguimos inaugurar uma nova base, conseguimos comprar uniformes para todos os servidores, conseguimos comprar os equipamentos que têm chego no transcurso do ano e até o começo do próximo ano tem mais alguns materiais para chegar. Temos agora só que agradecer e contar com um próximo ano bom de serviço”

Para finalizar, o coordenador destacou que o SAMU está à disposição da população 24 horas via 192. “Aproveito a oportunidade para lembrar a população de ligar 192. O SAMU é 24 horas, então a qualquer momento, qualquer hora, qualquer lugar, dia, noite, sol, chuva, frio ou calor, nós estamos aqui de prontidão para atender todos os habitantes de Tangará, todos que por aqui passem, em qualquer problema de natureza clínica como pressão alta ou de natureza traumática como um acidente ou uma queda, todas as situações. E também gostaria de deixar claro que ao ligar 192, as orientações iniciam pelo telefone, onde o médico explicará o que será feito, portanto a paciência do solicitante influi diretamente no resultado do atendimento. Deixo em aberto também que se a população tiver alguma dúvida, alguma reclamação, pode entrar em contato com nós da coordenação, venham até nós que vamos fazer de tudo para sanar qualquer dúvida e resolver qualquer problema”.

A sede do SAMU de Tangará da Serra está localizada na Rua 52, Jd. Europa – ao lado do Hospital Municipal.

​Tangará: nova sede do SAMU melhorou condições de atendimento, diz coordenador​Tangará: nova sede do SAMU melhorou condições de atendimento, diz coordenador​Tangará: nova sede do SAMU melhorou condições de atendimento, diz coordenador