16/12/2016 07:37

Quantidade de visualizações: 242

Rádio Pioneira com Assessoria

foto: assessoria

Em Cuiabá, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, recebeu estudantes e educadores da Escola Estadual Patriarca da Independência, do Distrito de Progresso em Tangará da Serra (244 km de Cuiabá), para apresentar as ações da pasta e o trabalho desenvolvido pelo Executivo Estadual. Os acadêmicos também foram recebidos pelo governador Pedro Taques em seu gabinete.

Os alunos são participantes do "Projeto Transformadores", que incentiva os jovens a criar alternativas para o desenvolvimento e crescimento de suas comunidades.

Durante a visita, os estudantes também conheceram as ações e trabalhos desenvolvidos pelos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e a história de Mato Grosso, além de conhecerem as instalações do Palácio Paiaguás e da Assembleia Legislativa. Os estudantes também realizaram pequenas oficinas.

Para o secretário Marco Marrafon, a experiência que as crianças carregam da visita é imensurável. “A Educação é onde acontece a maior transformação. Esta oportunidade é única, pois além de levar uma bagagem de conhecimento histórico e cultural, eles também carregam a vivência do que é desenvolvido pelo Governo. Aqui estão nossos futuros professores, médicos, governadores e secretários de Estado, temos que cuidar dessa geração”.

Conforme a professora Eliane Cristina Chieregatto, coordenadora pedagógica da escola, ao todo 32 jovens do Ensino Médio participaram da visita. Eliane destacou que a grande maioria sequer conhecia a Capital. O evento também complementa um projeto de cidadania desenvolvido pelos estudantes.

“Foi uma experiência maravilhosa, um show de conhecimento e cultura. Muitos desses meninos já contam com projetos transformadores, alguns já executam ações na vila, isto aqui é um aprimoramento que vai beneficiar muito a nossa comunidade”.

Os jovens Guilherme Junior, 18 anos, e Paulo Vitor,16 anos, apresentaram ideias para cinecultura e o desenvolvimento do esporte para o distrito. Eles destacaram que a experiência adquirida vai ser importante para a implantação de projetos no futuro. “Expandimos os nossos horizontes culturais, até porque não temos muitas oportunidades de sair. Daqui, vamos levar muita experiência, mas também vontade”, afirmou João Paulo.