13/12/2016 14:28

Quantidade de visualizações: 386

Marlenne Maria com Heverton Luiz

fotos Heverton Luiz/Rádio Pioneira

A entrega oficial dos equipamentos aconteceu na manhã desta terça-feira (13) na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal. As patrulhas foram repassadas para as entidades dentro do que prevê o convênio firmado com o Governo do Estado, haja vista que o objetivo do programa é fortalecer a agricultura familiar, fixar o homem no campo e incrementar a renda da família rural.

A AVITAN é uma associação de avicultores que deverá primar pelo atendimento para os associados que trabalham em regime de economia familiar e a Agrovila III necessitava dos equipamentos porque ainda não havia sido atendida com patrulha mecanizada.

Ander Santos, Secretário Municipal de Agricultura explica que o programa foi resgatado em Tangará da Serra pela atual gestão com a reforma de patrulhas e entrega de novas patrulhas agrícolas. “Estamos chegando a 15 patrulhas entregues nesta gestão. É nas mais diferentes áreas de atuação. Temos esteiras e pá carregadeira já atuando, tratores de vários tamanhos. Temos uma gama de atividades sendo feitas com estas patrulhas que tornam versátil a atuação nestas comunidades. A Secretaria de Agricultura também começa aí a atuar em outras áreas, formulando as patrulhas e implementos de acordo com a aptidão local. Se é gado leiteiro, reformulamos para a produção e se for de plantio de frutíferas adequamos também”, explicou.

Em entrevista, Ander destacou a importância da Agricultura Familiar para a economia do município. “A Agricultura Familiar é peça fundamental em nosso município devido à divisão territorial e a cultura. Se temos hoje o homem no campo é porque houve ações públicas para fixar estas famílias. E continuamos fazendo este trabalho para a fixação, mas também para manter a produção. É uma questão de soberania alimentar”.

De acordo com o Prefeito Fábio Martins Junqueira outras patrulhas mecanizadas serão entregues à medida que os documentos ficarem prontos. Ele explicou que o programa é mantido com recursos do Governo Federal e do Estado, provenientes de emendas. “É um procedimento que vem já de longa data e que agora chegou a hora da entrega. O Governo do Estado promoveu licitação após receber os recursos, promoveu convênios com os municípios, que por sua vez destinam às Associações de Agricultura Familiar que preenchem os requisitos”.

Ainda segundo o Prefeito, a Secretaria de Agricultura do Município acompanha o trabalho das associações e o cumprimento dos termos do convênio.

​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas​Tangará: AVITAN e Agrovila III recebem patrulhas mecanizadas