24/11/2016 07:34

Quantidade de visualizações: 289

Marlenne Maria com Heverton Luiz

A iniciativa tem o propósito de facilitar a vida dos produtores rurais que tem prazo de dois anos para utilizar os agrotóxicos e efetuar a devolução das embalagens destes produtos.

Vanuza Santos Lima Ribeiro, Engenheira Agrônoma do INDEA explica que é muito importante atendar para alguns cuidados. Segundo ela, as embalagens devem ser lavadas e perfuradas para serem devolvidas. “De maneira nenhuma o produtor deve enterrar, reutilizar ou queimar. Isto por conta da toxicidade dos produtos que contém. Estas embalagens devem ser devolvidas para unidades que tem capacidade para destiná-las à reutilização com o próprio agrotóxico. Estas embalagens não podem ser recicladas”.

Ela explica que para facilitar a vida dos pequenos produtores que utilizam agrotóxicos em quantidades menores, é realizada a coleta itinerante. “O produtor tem a responsabilidade de fazer a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos na CEARPA, localizada aos fundos da Ziani. Como para os pequenos produtores a quantidade é pequena, fazemos esta coleta itinerante para facilitar”.

A coleta itinerante inicia conforme o cronograma que segue, sempre a partir das 08:00 da manhã:

24/11 – Bezerro Vermelho, na sede da Associação

25/11 - Escola Ulysses Guimarães – para atender Linha 12 e região

28/11 – Assentamento Antônio Conselheiro na Escola Marechal Rondon

29/11 - Comunidade Triângulo.