23/11/2016 07:46

Quantidade de visualizações: 325

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro em todo o Brasil. Este dia serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário. Estas pessoas têm o seu sangue coletado para poder ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue.

E para celebrar a data, a UNITAN realiza esta semana uma campanha especial para os doadores regulares e também novos doadores.

De acordo com a Enfermeira e Coordenadora da UNITAN de Tangará da Serra, Juliana Gramarim, já é tradição realizar todos os anos uma semana diferenciada com um lanche especial para os doadores.

“Para todos aqueles que comparecem durante essa semana como uma forma de agradecimento, aqueles que estiveram durante todo o ano de 2016 e anos anteriores comparecendo à UNITAN, fazendo suas doações regularmente, principalmente os doares regulares que ajudam a gente a manter o estoque sempre na quantidade e na qualidade necessária para fornecermos sangue para todo o município de Tangará da Serra e região”, disse.

Segundo Juliana Gramarim, a Unitan atende uma demanda de cerca de 250 mil pessoas em Tangará da Serra e região. “A Unitan é uma unidade de coleta e transfusão de sague, que tem como característica captar os doadores, coletar o sangue, testar esse sangue, armazenar e distribuir para Tangará e região. A região de nossa responsabilidade é de mais de 250 mil pessoas, então a gente precisa manter o estoque sempre em quantidade ideal para não faltar. Por isso todos são bem-vindos nessa semana, aqueles que já são doadores e aqueles que querem vir fazer a primeira doação”.

Existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. “Tem que ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores devem estar acompanhados de um responsável. Deve estar bem alimentado, não pode estar em jejum. Bem de saúde, não pode estar fazendo tratamento médico, odontológico, usando medicações. Devem trazer os Documento de Identidade e CPF. Vai fazer uma ficha de cadastro e passar por uma triagem clínica, por uma triagem hematológica e se corresponder com o perfil do doador, já faz a doação”, salientou a enfermeira.

A coordenadora destacou ainda a importância de ser um doador. “O sangue é um componente que não pode ser feito em laboratório, não pode ser reproduzido, então a única maneira da gente salvar a vida de quem precisa de sangue é através da doação de uma outra pessoa. Por isso temos que manter o estoque sempre dentro de uma normalidade para quando precisar de uma transfusão sangue, a gente ter todos os tipos sanguíneos”.

A UNITAN está localizada na Avenida Tancredo Neves, em frente ao Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna, e atende o funcionamento para coleta de sangue é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

​Tangará: Unitan faz campanha especial na semana do doador de sangue​Tangará: Unitan faz campanha especial na semana do doador de sangue​Tangará: Unitan faz campanha especial na semana do doador de sangue