17/11/2016 14:08

Quantidade de visualizações: 401

Aline Schwaab com Heverton Luiz

Fotos: Heverton Luiz/ Rádio Pioneira

Acontece nesta quinta-feira (17) em Tangará da Serra, o Encontro Nosso Leite com a participação de produtores de leite de toda a região.

O evento é promovido pelo Sebrae MT nas dependências do Laticínio Vital, com o objetivo de reunir produtores rurais, técnicos, representantes de agroindústrias e empresas de comércio e serviços que atuam na cadeia leiteira, para discutir a importância da cadeia produtiva do leite na região.

De acordo com Levender Matos, Consultor do SEBRAE de Tangará da Serra, o Encontro Nosso Leite, fecha a programação do Sebrae no ano de 2016. “Durante todo o ano nós fizemos vários eventos e queremos fechar 2016 com o evento do leite. Estamos preparando várias coisas para 2017. Com relação ao evento de hoje, trouxemos o que há de mais disputado a nível nacional em nome de palestras. Trouxemos o Guilherme Marquês de Minas Gerais e o Juliano Fabricio que é técnico do Paraná para falar com os nossos produtores. O intuito do SEBRAE, além de promover e expor diálogos, é discutir esse importante elo da cadeia produtiva do agronegócio na nossa região”.

Esta é a segunda edição do evento que conta sempre com a participação de produtores de toda a região. “No ano passado foi um pouco menor e nesse ano a gente ampliou o evento”, disse Levender.

A programação inclui palestras pela manhã e atividades práticas no período da tarde, além de um almoço para os participantes. “Pela manhã tivemos palestras apresentando os resultados do grupo que a gente tem assistido. Na parte da tarde são as práticas, demonstrando as ferramentas úteis no dia-a-dia da pequena propriedade como tecnologias sociais para a agricultura familiar, manejo e implantação de canavial, índices zootécnicos, além dos quadros reprodutivos. Por último teremos a palestra sobre atitudes gerenciais para a propriedade rural. Um evento completo com mais de dez expositores que vieram agregar com a gente”, destacou o consultor.

A palestra intitulada “Melhoramento genético para a produção do leite em clima tropical”, foi ministrada pelo palestrante Guilherme Marquês de Resende. Em entrevista, ele destacou a importância da discussão.

“É o clima típico do nosso país. Quando a gente fala em aumento de produtividade, estamos falando de um pilarzinho de genética, manejo que entra alimentação, e aspectos sanitários dentro da produção. Então, com isso, eu consigo que um dos pilares seja controlado que é a genética. Eu posso ter uma filha que vai produzir mais no mesmo sistema, quando comparada com a sua mãe. A ideia é eu não precisar mudar tanto o ambiente e aumentar a produtividade do meu rebanho e para isso a gente precisa de foco. A primeira coisa que o produtor tem que saber é o que ele quer melhorar e focar nisso, trabalhar com produtos que vão gerar essa melhoria genética”, disse.

Levender Mato aproveitou para agradecer a participação de todos os produtores que participaram do evento. “Agradecemos a cada por ter vindo e à Laticínio Vital por ter abertos as portas para fazermos mais uma edição do evento. Agradecemos também aos patrocinadores, expositores e colaboradores porque o Sebrae, infelizmente, não consegue fazer tudo sozinho e o auxílio da grande massa mostra que temos uma cadeia muito forte instalada no município. Tivemos mais de 100 inscrições antecipadas. Ficamos agradecidos por terem vindo para mais esse sucesso de evento 2016”.

Leia também:

Projeto "Balde Cheio" é apresentado à produtores em Tangará

​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE​Tangará: cadeia produtiva do leite é tema de encontro realizado pelo SEBRAE