03/11/2016 07:38

Quantidade de visualizações: 207

Rádio Pioneira com Assessoria

O complexo da Arena Pantanal (que envolve o ginásio Aecim Tocantins, quadra de areia, piscina, estádio Arena Pantanal e Palácio das Artes Marciais) vai receber nove modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs – 2016). A competição vai reunir em Cuiabá mais de 4 mil atletas, entre os dias 2 e 13 de novembro em Cuiabá.

Desde quinta-feira (27.11) o complexo é preparado para receber as modalidades. Na Arena Pantanal, por exemplo, a grande novidade é o “JUBs Acadêmico” – competição nova que reúne pesquisas, artigos científicos e teses de conclusões de cursos desenvolvidos pelos estudantes das faculdades. Outra novidade será a disputa de futebol virtual. Ainda na Arena, a população poderá prestigiar as disputas do xadrez.

O basquete 3 x 3, modalidade mais descontraída, disputada em meia quadra, será sediado no ginásio Aecim Tocantins. Também há a opção para os fãs do vôlei de areia. A quadra, inaugurada neste ano, receberá a sua primeira competição.

Já as disputas da natação e natação paralímpica ficarão todas concentras na piscina do complexo, que fica próxima da arena e ao lado do Palácio das Artes Marciais, que receberá as competições de judô. Outro destaque será a corrida de rua de 10 quilômetros nas vias que circundam o complexo Arena Pantanal.

O diretor dos JUBs, Alissandro Battiste Gomes, elogiou o complexo. Ele disse que o local dispõe de uma ótima estrutura para competição dos atletas. “Quanto a isso estamos bem servidos. Estamos na reta final de preparação do complexo para receber essas competições”, salientou.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, reforçou que o Complexo Arena Pantanal foi pensando para receber competições de maneira simultânea. Na parte de legado, ele disse que a piscina será comtemplada com as plataformas de ponto de partida. “Esses aparelhos custam em média R$ 50 mil e ficarão para Mato Grosso após os jogos”, afirmou.

As competições no Complexo da Arena Pantanal começam a partir do dia 4 de novembro. A entrada para assistir os jogos é gratuita. No estádio Arena Pantanal também funcionará o centro de convivência dos atletas e o centro de operações dos JUBs, onde ficará concentrada toda a parte administrativa do evento.

Os JUBs são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Governo de Mato Grosso, Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), com apoio da Assembleia Legislativa (AL-MT) e prefeitura de Cuiabá.

Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura dos JUBs acontece hoje, 03 de novembro, às 19h, no ginásio Aecim Tocantins. A festa será aberta ao público e contará com show nacional da banda de rock NX Zero. Para participar basta doar 2 quilos de alimentos que serão trocados por ingressos.

Os jogos

Os JUBs chegam à sua 64ª edição como a maior competição universitária do país. O evento reunirá em Cuiabá 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, dentre delegações, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Ao todo, serão 17 modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.

Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.